Localização

A Pousada Ponta do Boiador está localizada na Rua Bertoldo Costa, 44. Beira Mar, Ilha de Algodoal - Maracanã - PA, 66625-036.

A vila de Algodoal é uma das quatro vilas que formam a Ilha de Maiandeua, localizada no município de Maracanã, região do Salgado, nordeste do Pará. Algodoal é a vila mais conhecida, e também a maior da ilha. O nome acabou se sobrepondo ao original, Maiandeua, que significa "mãe da terra" na língua tupi. Por ser muito próximo de Algodoal, o porto de Marudá, distrito de Marapanin, é o local mais utilizado para o acesso à ilha.

Os 19 quilômetros quadrados de praias com grandes extensões de areia, manguezais, trilhas ecológicas, passeios de canoa e a pesca esportiva são alguns dos atrativos que mais impressionam os visitantes de Algodoal.

À noite sempre existem festas noturnas na ilha, ao som de vários ritmos, como o reggae e ritmos regionais, como carimbó e tecnobrega, que atraem gente de todas as idades, especialmente os jovens em busca de diversão, principalmente nos períodos de alta temporada do verão amazônico.

A exemplo de algumas praias do Estado, a única forma de chegar à ilha é através de barcos, que fazem a travessia de Marudá ou Maracanã, para a ilha. Através de Marudá, a viagem dura aproximadamente 40 minutos. A ilha é banhada pela Baía de Marapanin, pelo Oceano Atlântico, e pelo Canal da Mocooca.

Não existe consenso entre pesquisadores e turismólogos do Estado, sobre o que originou o nome Algodoal. Há duas hipóteses: uma delas diz que o nome Algodoal se refere a um tipo de planta que existe na ilha, cujas sementes têm filetes brancos que lembram algodão. A outra hipótese diz que é por causa das extensas dunas de areia extremamente brancas, que, avistadas de longe, parecem algodão.

O importante dizer é que, Algodoal é um pedacinho do paraíso que você precisa conhecer! Vem pro Boiador!

 

Como Chegar